19 de outubro de 2011

Incontestável

 O que explica a grandiosa superioridade do futebol espanhol na atualidade? A resposta é sua formação. O estarrecedor 4-3-3 Holandês atormenta todos os treinadores que ousam enfrentar a qualidade de passe e movimentação dos jogadores do Barça e do Real. Um goleiro, dois zagueiros, dois defensores velozes e de armação, um volante inteligente, dois armadores precisos, dois pontas velozes e geniais e um matador. Esta formação tão simples e tão perfeita é o segredo dos dois, mas principalmente do Barcelona.

 Um time que implementa desde a base uma cultura de respeito e aprendizado tático em uma formação que será eterna no clube (ou até que futebol passe à ser de 12, aí teremos os 4-4-3, 4-5-2 e por aí vai) e que trás bons resultados desde que Cruyff vestiu a azul-grená, sempre terá vitórias. O Barça não adota uma formação de acordo com o time, adota o time de acordo com uma formação. Mas e se os ponteiros modernos, que atacam um pouco mais que armam, são tão poderosos, porque não são usados no Brasil?

 No Brasil não temos ponteiros e alas. O último grande ponteiro brasileiro que tem-se notícia foi Renato Gaúcho. Gênio em ambos os lados, foi através de uma jogada pela ponta que o então jovem Renato deu ao Grêmio o título do Mundial. Dentro dos padrões de marcação atuais não pensa-se no ponteiro, até porque ele é imarcável; passa com velocidade de mais pro zagueiro e com técnica de mais pro lateral. Mas então se ele junta todas as qualidades necessárias, tem características que vivem aparecendo no futebol brasileiro, porque ele não é utilizado?

 A resposta é simples meu caro leitor; medo. Sacrificar um volante é algo que nenhum treinador brasileiro medíocre se arrisca a fazer. Como vivem ameaçados de serem demitidos (e sobreviverem na base de pão com lodo até alguém se interessar por eles) os treinadores não arriscam. É melhor não-perder do que vencer, entendem? Se sobra genialidade em campo, falta na casamata para transformá-la em resultados. Foi por medo que o Brasil perdeu a Copa de 2010, foi por medo que o Manchester perdeu a Champions 11 e será por medo que muitos continuarão perdendo, mas é por coragem que Guardiola será o melhor da história.

 Lembrem-se apenas de uma coisa: quando éramos valentes curvamos o futebol aos pés do Ponteiro, aos pés do Maior, aos pés de Garrincha.

2 comentários:

  1. Blog Bacanaa =)

    Blog Atualizadoo!!! Dá uma passadinha lá, vs vai adoraar!!!
    http://echidellanima.blogspot.com/
    Sigaam, comentee!!!! Beeijos *-*

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post a Laranja Mecanica em minha opinião é muito superior ao Barça por que tinha um grupo e o Barça so tem um time o que seria deles sem Messi e Iniesta?? Lerei com mais calma quando chegar em casa falou

    ResponderExcluir

Comentários sobre quaisquer temas que não envolvam o blog ou temas aqui debatidos (futebol) estão permanentemente proibidos. Discussões e rivalidades são incentivadas desde que não envolvam ofensas e palavras chulas, neste caso o comentário será excluído e a discussão encerrada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...