13 de outubro de 2011

Estudo de Formação: 4-4-2 Bretão

  Análise dos Movimentos:

  O 4-4-2 Bretão é uma formação tática moderna criada em idos de 80 baseada principalmente na solidez das posições e na articulação rápida, curta e precisa, por isso no típico 4-4-2 Bretão o meio joga em quadrado (diferente das variação com aberturas pelos flancos e da com losangos) visando criar uma área de toque, articulação e defesa que garantissem o domínio da meia-cancha. Os 4 jogadores deste quadrado articulam muito e tendem à re-ocupação quando um dos jogadores precisa sair, mostrando a clara influência do Carrossel Holandês neste sistema.

4-4-2 Bretão: dois zagueiros, dois laterais, dois volantes,
dois meias, um atacante e um centro-avante.


 A defesa neste sistema tende à não avançar quase nada além de suas posições. Os laterais quase não chegam ao meio, mas quando fazem ocorre a re-ocupação tática que já comentei.

Re-organização em caso de saída de um dos laterais.

 Este re-arranjo é crucial para evitar um contra-ataque e funciona na base do preenchimento tático que altera a constituição da defesa para um volante-central, um lateral cobrindo defensivamente o lado direito, um volante cobrindo a lateral esquerda e os dois zagueiros se reposicionando para suprir os espaços. Estas características fazem da defesa neste sistema uma das peças chaves e que mais necessita de treino para um excelente funcionamento.
 Quando é necessário o combate dos zagueiros, ocorre um re-arranjo parecido, mas que visa por um deles no embate direito, um na sobra da bola e um dos laterais à marcar eventuais chegadas.
 Outra das articulações é a do contra-ataque em caso de escanteio. Essa articulação traz os dois zagueiros para a área, um dos volantes para a sobra dentro da área, um dos laterais no fundo, um cobrindo em caso de escanteio curto, um dos volantes frente à área para iniciar a jogada, um dos meias na posição de volante para tentar um lançamento e por fim um dos meias e os dois atacantes para trabalharem a finalização.

Contra-ataque típico do 4-4-2 Bretão em caso de escanteio.

 Quando falamos das jogadas ofensivas neste sistema nós pensamos logo nas articulações meio-ataque e nas jogadas de linha de fundo destes meias (que podem ser relacionado ao treinamento de um ala, mas para isso é necessário mais re-arranjo dos volante e laterais).
 Logo podemos concluir que o principal trunfo desta formação é a defesa forte e com boas opções na re-organização da mesma, no meio de campo sólido e com boa articulação e em um ataque veloz e preciso, mas que conta com a ajuda das boas jogadas.

Ataques no 4-4-2 Bretão: meias finalizando de fora da área,
linhas de fundo e articulações com o atacante.

Principais Características:

 Boa articulação com passes rápidos e curtos.

 Boa movimentação da defesa para suprir espaços.

 Potencial de desenvolvimento de novas formações dentro da partida é muito grande.

 Fraca contra formações que joguem cortando os passes no meio.

 Ataque é facilmente parado com uso de marcação reforçada.

 Jogadores necessários:

 Dois zagueiros com bom cabeceio, marcação e desarme direto.

 Dois laterais de bom passe, cruzamento e marcação.

 Dois volantes de contenção com bom passe e marcação.

 Dois meias com excelente passe e bons cruzamentos e chutes de longa distância.

 Um atacante veloz com bom passe e boa finalização de dentro e de fora da área.

 Um centro-avante forte, de bom posicionamento e ótimo cabeceio.

 Forte contra:

 4-4-2 Ofensivo - sua marcação é melhor e mais eficiente que o posicionamento no 4-4-2 Ofensivo e por isso torna-se a formação ideal para defender e atacar dentro do meio-de-campo desta formação derivada.

 4-3-3 Clássico - mais um exemplo de como o posicionamento ofensivo é suprido com o uso do forte complexo defensivo desta formação. O único volante do 4-3-3 Clássico complica ainda mais a partida contra os meias de articulação veloz do 4-4-2 Bretão.

 Ruim contra:

 4-5-1 em W - formação que defende e estrangula todos os movimentos do meio-de-campo Bretão. Ainda sim é difícil de fazer gols, exceto se a defesa falhar e sofre um gol de cabeça em linha de fundo ou sofrer com um ataque dos alas na diagonal.

 4-4-2 Diamante ou Losango - outra formação que trabalha entre os espaços do meio e que cria ainda mais perigo do que o 4-5-1 em W.

4 comentários:

  1. booa a tatica atee ,
    http://corpo-definido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre costumo jogar com o Manchester utilizando um 4-4-2 com dois meias abertos como ala, dois volantes centralizados, um atacante no centro mais recuado e um centro-avante fixo no lado esquerdo da área.

    ResponderExcluir

Comentários sobre quaisquer temas que não envolvam o blog ou temas aqui debatidos (futebol) estão permanentemente proibidos. Discussões e rivalidades são incentivadas desde que não envolvam ofensas e palavras chulas, neste caso o comentário será excluído e a discussão encerrada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...