8 de outubro de 2011

Análise Tática: Brasil x Costa Rica

 Todos já devemos saber o placar deste jogo, por esta razão eu gostaria de dissecar a formação de Mano para explicar o porque de um placar tão magro contra a pífia Seleção Costa-Riquenha.

---

 Ideia Inicial


 A intenção original era de um 4-3-3 com dois volantes e dois pontas com Ronaldinho de articulador central. Dentro da intenção desta escalação previa-se que Luiz Gustava fosse apoiar Ronaldinho no meio enquanto Ralf fechasse o meio com os dois laterais apoiando os meias e os pontas. A principal jogada de ataque seria as descidas velozes na diagonal e as linhas de fundo que deveriam parar em Fred, mas não foi isto que aconteceu.

 O que aconteceu no primeiro tempo


 Ronaldinho tentava articular, mas suas jogadas eram impiedosamente destroçadas por causa de quatro jogadores; Lucas, Neymar, Fábio e Luiz Gustavo. Lucas pois foi uma estátua e nada fez em campo com a bola, Neymar devido à sua intensa movimentação para o lado direito do meio-de-campo (movimentação, diga-se, desnecessária), Fábio pois estava ofensivo de mais e quase não apoiava o meio, e por fim, Luiz Gustavo que acabou se afobando e entre meia e volante foi um nada.
 Tecnicamente o time estava com três zagueiros (Ralf cobrindo quase dentro da área), mas os de origem tinham que cobrir as laterais, um volante que saía no mundo e perdia a bola e por fim seis jogadores de ataque inconsistentes.
 Então vieram as substituições.

 Segundo tempo, nova cara


 Intervalo e Mano saca Lucas e Gustavo para dar lugar à Oscar e Hernanes. O time começa a corresponder, mas logo aos dez minutos Daniel Alves ante no lugar do lesionado Fábio. O que era para ser triste acabou sendo feliz para o Brasil; Daniel entrou mais defensivamente e fazendo bem o apoio.
 A jogada passou a ser criada por Hernanes, que fez o que Gustavo não fez, que distribuía para as quatro outras peças do meio. Dali pra frente o time se armava ofensivamente e preparava a jogada triunfal; Cruzamento Longo à Moda Catalã. Gol de Neymar e o Brasil faz o placar aos 14' da segunda etapa.

 Minutos Finais


 Mano Menezes saca o garoto Neymar, poupando-o, e o veterano Fred para dar lugar à Jonas e Hulk. Infelizmente com isto Mano eliminou qualquer possibilidade ofensiva do time; Hulk e Jonas entraram como ponta-esquerda e ponta-direita, respectivamente. Ronaldinho tentou aproximar e centralizar as jogadas, mas nem mesmo assim o ataque engrenou e por conta disto o placar morreu aí. Brasil um, Costa-Rica zero.


 Avaliação dos Jogadores:

 Júlio César - Bom
 Apareceu quando tinha que aparecer e teve atuação segura.

 Jefferson - Bom
 Manteve a segurança e a firmeza no gol brasileiro.

 Adriano - Regular
 Não fez boa partida, mas não foi comprometedor.

 Thiago Silva - Regular
 Algumas jogadas bizarras e falhas no campo defensivo comprometeram a nota do jogador.

 David Luiz - Bom
 Foi seguro e defendeu bem o flanco mais aberto do time.

 Fábio - Ruim
 Atuação insegura de alguém que quis fazer mais que o devido em campo.

 Daniel Alves - Bom
 Entrou bem e deu o passe pro gol da vitória.

 Luiz Gustavo - Ruim
 Outro jogador inseguro que fez um papel que não lhe era devido.

 Ralf - Regular
 Foi seguro, mas falhou em alguns toques de bola em seu próprio setor. Também falhou na marcação dos meias costa-riquenhos.

 Hernanes - Bom
 Deu outra cara ao time com bons passes e com uma presença, tanto ofensiva quanto defensiva, muito forte.

 Ronaldinho Gaúcho - Regular
 Esforçou-se, mas foi muito aquém do que se esperava.

 Oscar - Bom
 Entrou bem no jogo e melhorou a articulação no lado esquerdo.

 Neymar - Regular
 Primeiro tempo muito ruim com muita movimentação desnecessária e faltas bobas, mas compensou com um gol na segunda etapa.

 Fred - Ruim
 Não foi efetivo em campo e nada fez em suas poucas oportunidades.

 Lucas - Punição Divina
 Pior em campo, comprometeu tanto a articulação, quanto a finalização.

 Jonas - Regular
 Apanhou, apanhou e não pode fazer nada na ponta-esquerda, que não é o seu lugar.

 Hulk - Ruim
 Finalizou apenas uma vez e ainda sim foi um chute torto e sem nexo. Teve má movimentação e não aproveitou seu escasso tempo.

 Mano Menezes - Regular
 Entrou com a mesma formação do último jogo, mas quando ela deu errado demorou para agir. Fez certo sacando Lucas, Fábio e Gustavo para dar lugar à Oscar, Daniel e Hernanes que deram mais mobilidade e inteligência ao time.

Um comentário:

  1. O Brasil parece q e de Lua..tem jogo q joga bem tem outros q nao..tudo bem..nenhum time tem a memsa tatica...mais nao sei nao...acho q o brasil continuar assim ate a copa..nao vai durar muito!!..
    parabens pelo blog

    ResponderExcluir

Comentários sobre quaisquer temas que não envolvam o blog ou temas aqui debatidos (futebol) estão permanentemente proibidos. Discussões e rivalidades são incentivadas desde que não envolvam ofensas e palavras chulas, neste caso o comentário será excluído e a discussão encerrada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...