12 de outubro de 2011

Análise Tática: México x Brasil

Análise Tática: México x Brasil




 Ideia Inicial


 Mano entrou com o time armado da mesma forma como no jogo anterior, mas com as entradas de Marcelo, Daniel, Fernandinho, Lucas Leyva e Hulk nos lugares de Adriano, Fábio, Luiz Gustavo, Ralf e Fred, respectivamente. Estas substituições foram razoáveis já que acredito que Leyva no lugar de Fernandinho e Hernanes no lugar de Leyva manteria a ideia inicial acrescendo articulação e contenção ao time.
 O princípio deste 4-3-3 com dois pontas e um volante articulador era de trabalhar com os dois lado a fim de criar linhas de fundo e ataques diagonais na área. Para chegar ao movimento pelo lado esquerdo a formação alocava Fernandinho para a lateral e centralizava David Luiz na zaga, dando passagem à Marcelo, que chegava até Ronaldinho para iniciar a jogada. Pela direita o trabalho seria parecido, mas com Marcelo alocado como zagueiro esquerdo em uma linha de três e com Dani Alves avançando um pouco mais que Marcelo.
 Este sistema necessitava de uma boa articulação dos meias, boa movimentação dos laterais, boa organização na linha defensiva, boa finalização aérea por parte de Hulk, mas principalmente de bons passes e cruzamentos dos pontas do time. Coisa que não ocorreu.


 1º tempo, erros e inconstância




 Infelizmente não saiu como o esperado. Dani Alves, muito ofensivo, saía para o ataque e lançava boas bolas que acabavam mortas nos pés de Lucas, que mais uma vez fracassou pela seleção sendo novamente o pior em campo. Já Marcelo tentava articular com Neymar, mas o craque santista não fez seu papel de ponta e jogou como um ala-avançado extremamente fominha (como Nani) que acabou cedendo frente à marcação mexicana.
 Foi em um dos avanços de Marcelo que Fernandinho não integrou-se na posição aberta e o time levou o contra-ataque em linha de fundo que culminaria no gol contra de David Luiz. Muita tensão em jogo, mas ainda havia um bom equilíbrio em campo.
 Daniel Alves, Leyva e Ronaldinho perderam o domínio do meio e acabaram cedendo muitos contra-ataques no fim da primeira etapa, mas acabou sendo novamente pelo lado direito que pintou um que poderia encerrar o jogo para o Brasil. Lançamento curto da intermediária e Dani Alves derruba o atacante mexicano; pênalti e segundo amarelo para o lateral do Barcelona. Jefferson pega a cobrança muito mal batida e dá alívio ao time. Fim do primeiro tempo.


 2º tempo, talento individual resolve



 Sai o inoperante Lucas e entra Adriano para preencher a lateral direita brasileira e com isso constatamos, uma melhora no time (segunda atuação parca seguida de Lucas, há um problema). Fernandinho volta melhor e começa a preencher bem a lateral de Marcelo durante os ataques e com isso cria-se uma segura opção ofensiva no lado esquerdo. O México ataca e se defende bem, mas começou a cair frente à uma coisa que a tática não costuma prever. Talento.
 Aos 33 Ronaldinho bate excelente falta pelo lado esquerdo, encerra um jejum de quatro anos sem marcar e com isto empata o jogo, mas o melhor viria para o final: cinco minutos depois, Marcelo fez seu habitual avanço, tabelou com Neymar (que só conseguia fazer isto, dada a marcação), penetrou na área e fechou o placar.
 Após isto a defesa brasileira conseguiu enfim cerra o pulso e controlar um pouco o jogo. Já no finalzinho Mano pôs Jonas, Elias e Hernanes nas posições de Hulk, Neymar e Ronaldinho. Nada que nesta altura pudesse comprometer o time.



Considerações

 Mano tentou repetir seu esquema e de novo foi surpreendido pelo fracasso e inoperância de Lucas, perdendo muito no lado direito, e pela fome de gols de Neymar, perdendo igualmente no lado esquerdo. Um rearranjo tático corrigia isto tirando Neymar mais para a saída da área e trazendo Lucas ao meio para criar as jogadas. Com isto Fred seria melhor opção para compor o ataque e com isso poderíamos ter vencido o desarme mexicano com uma boa articulação ofensiva.
 Defensivamente acredito que havia o que melhorar. Quanto aos quatro defensores nada à reclamar quanto a escolha, mas ressalto que nos dois volantes poderia haver uma alteração mais inteligente; Lucas no lugar de Fernandinho e então Hernanes na posição de Lucas. Isso proveria articulação, velocidade e recomposição da defesa durante os ataques.

12 comentários:

  1. não vi o jogo. mas agora já sei como foi, nem vou assistir o globo esporte

    ResponderExcluir
  2. Fernandinho também é crack... é uma droga.

    ResponderExcluir
  3. Nao assisti o jogo não posso falar muito, mas a seleção jogou mais ou menos né? hehe

    Abraço

    ||| { SANGUE AZUL } |||
    ------------------------------------
    ---> Pré-Jogo: Grêmio x Figueirense
    ---> Estilo retranqueiro, Celso Roth faz treinamento sem atacantes

    ResponderExcluir
  4. oo brasiil so joga been no 2 tempoo ii ontem mi surpriendeeu pq com 1 a menoos ia ser dificil maiis oos jogadores jogaram com raça

    http://corpo-definido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Foi na base do talento que o Brasil ganhou.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Ola agadecemos o seu interece en fazer parceriias conosco mais isso nao é o tipo de parcerias que nos queremos nos queremos parceria que nosso banner ficase na pagina principaal...
    Abcs

    ResponderExcluir
  7. olha, nao entendo nada de futebol, mas pelo pouco que vi, muita coisa poderia ter sido feita diferente

    ResponderExcluir
  8. Não faço parcerias nestes termos. É por isto que eu uso as páginas.

    ResponderExcluir
  9. De um tempo para cá, assistir jogos da seleção ficou muuuuuuuuuuuito chato!
    É muita expectativa pra ver um futebol magro e feio que algumas vezes é salvo por algumas jogadas individuais..

    ResponderExcluir

Comentários sobre quaisquer temas que não envolvam o blog ou temas aqui debatidos (futebol) estão permanentemente proibidos. Discussões e rivalidades são incentivadas desde que não envolvam ofensas e palavras chulas, neste caso o comentário será excluído e a discussão encerrada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...