11 de outubro de 2011

Clubes Históricos: Nottingham Forest


 O Nottingham Forest ou apenas Forest, como é chamado por seus torcedores, é um clube que disputa atualmente a Segunda Divisão Inglesa, mas que possui muitos títulos e muita história em seus 146 anos de vida.

 Duro Começo


 O Nottingham foi fundado em 1865 por um grupo de esportistas que se interessam pelo futebol em decorrência de outras rivalidades com o vizinho Notts County que recém entrara para o futebol. Motivado pela rivalidade o clube batalhou e após vencer uma importante competição local conseguiu uma licença para disputar a Liga da Inglaterra em 1893.
 Passariam-se cinco anos entre a entrada e o primeiro título em 1898, quando ganhou a Copa da Inglaterra sobre o Derby County por 3 à 1. Mesmo com a sala de troféus inaugurada o clube não manteve a boa fase e acabou passando boa parte do Século XX na Segunda Divisão Inglesa.

 Fim dos Anos 50


 O clube viria à recuperar algum brilho quando conquistou sua segunda Copa da Inglaterra em 1959 vencendo o Luton Town por 2 à 0. É interessante citar também que o craque do clube na época, e que desfalcou o Forest na final da Copa, era Roy Dwight, tio do lenda do Pop Elton John. Depois desta época o clube viveu um período de estabilidade com alguns vice-campeonatos e boas atuações, mas infelizmente o rebaixamento bateu a porta do City Ground novamente em 1972.



 Glória Continental


 Após esta época o clube assumiu de vez o papel de tradicional time mediano (que cai, mas que volta no outro ano para cair novamente) até que recebeu a visita de Brian Clough em sua casamata.
 Brian Clough já era conhecido na época por ter levado muitos times pequenos à grandes posições na Primeira Divisão Inglesa, inclusive tendo conquistado um título nacional com o maior rival do Forest, o Derby County.
 Com a genialidade de Clough e a motivação dos áureos tempos o clube se reergueu e conquistou em  um período de três anos após sua promoção à Primeira Divisão a incrível sequência de um Campeonato Inglês, duas Copas da Liga Inglesa, uma Supercopa da Inglaterra, duas Copa dos Campeões da Europa e uma Supercopa Européia.



 Anos Posteriores


 Brian Clough treinaria o Forest por dezoito anos, conquistando mais duas Copas da Liga Inglesa e outras boas campanhas, até que um rebaixamento em 1993 acabaria com sua história no futebol.
 Sem seu mais brilhante treinador o clube afundou drasticamente para ser esquecido pela história, mas ao que tudo indica ainda há o que piorar já que o time britânico ocupa a 21º colocação na Segunda Divisão estando à uma da zona de rebaixamento.

 Curiosidades


 O Arsenal joga de vermelho por causa do Nottingham que doou um kit com seu uniforme para que os Gunners pudessem começar a jogar.

 É um dos poucos times da Inglaterra e da Europa à conquistar duas Copa dos Campeões consecutivas. É também conhecido como único caso de clube que após um rebaixamento conseguiu um acesso, um título e então uma competição continental.

 Foi numa partida contra o Nottingham que ocorreu uma das maiores tragédias do futebol onde morreram 96 pessoas em decorrência de um acidente com a estrutura do Estádio de Hillsborough. O jogo era contra o Liverpool e este acidente viria a inspirar o jovem torcedor Steven Gerrard, que perdera um primo no ocorrido, à jogar futebol.

5 comentários:

  1. Primeira vez no seu blog e gostei.
    Muiro bem escrito e não sabia dos Clubes históricos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio. Eu realmente me esforço para tentar oferecer um diferencial no mar de blogs esportivos e acredito que contar as gloriosas histórias do futebol junto de análises bem feitas é uma das marcas do Pelota Online.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. interessante seu blog

    sigo quem me segue (é so avisar)
    http://laydorea15.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comentários sobre quaisquer temas que não envolvam o blog ou temas aqui debatidos (futebol) estão permanentemente proibidos. Discussões e rivalidades são incentivadas desde que não envolvam ofensas e palavras chulas, neste caso o comentário será excluído e a discussão encerrada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...