30 de outubro de 2010

Escola Holandesa

Olá a todos, aqui no blog decidi escrever um pouco sobre cada escola futebolista do mundo, é um trabalho árduo de pesquisa em vários estilos futebolistas de clubes e seleções. Para começar gostaria de apresentar a Escola Holandesa fundada pela Laranja Mecânica.

Quando falamos de futebol bonito sempre nos lembramos dos craques de 98/06 principalmente Ronaldinho, eleito duas vezes melhor do mundo, mas o futebol de beleza ofensiva, toques e jogo vivo, o chamado "Futebol Total" teve seu auge com a Seleção Holandesa de 74 muito parecida a da Espanha campeã do mundo. O "Futebol Total" era caracterizado pelo fato que todos os jogadores atuavam em todas as posições (exceto o goleiro) ou em campos (defensivo, central e ofensivo), sendo o extremo-oposto do futebol de posição, marcação dura e lançamentos efetuados pela Escola Italiana.

Esse futebol de beleza extraordinária marcou época tanto no Barcelona quanto na Seleção Holandesa sendo imensamente difundido por Johan Cruijff (considerado por muitos o terceiro melhor jogador de futebol da história e meu grande ídolo). No Barcelona o estilo veio a vingar e se desenvolver no ritmo do clube sendo consagrado com Xavi e Iniesta nos títulos do Barça e da Seleção Espanhola. Na Holanda ele brilharia até definhar, vendo um pouco do brilho apagado com Marco van Basten e a traição ao estilo na final de 2010.

Uma das principais características da Escola Holandesa é o movimento 4-3-3 com dois meias de criação, um volante com habilidade de distribuição, um centroavante finalizador com bom cabeceio e dois pontas velozes com cruzamento e entrada na área com velocidade e força. Claro que as posições tem rápida inversão e vários movimentos visando atrapalhar a defesa adversária. Iniesta na copa atuou de meia de criação e de ponta-esquerda.
A principal jogada da Escola Holandesa é quando ao recuperar a bola atrás o volante ofensivo avança até a entrada da área, entrega a bola para um dos meias que cria a jogada e lança pro ponta que entra na área que tem duas opções: Cruzar para o centroavante ou chutar de dentro da área pela diagonal. Esse ataque foi amplamente usado pela Seleção Holandesa e pela Seleção Espanhola (com a variante de prender o jogo com os meias e incluir laterais ofensivos, principalmente Sérgio Ramos).

Preto-Avanço, Azul-Passe, Verde-Cruzamento e Vermelho-Chute
Então, espero que tenham gostado destes detalhes importantes da história do futebol, na semana que vem apresentarei outra escola; a Francesa.

2 comentários:

  1. Nunca gostei muito de futebol, mas eu adorei o seu post. Parabéns :D
    http://lerminer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um esquadrão que revulucionou a táctica do futebol mundial, uma seleção que não só encantou, mas surpreendeu o mundo. Rinus Michel gênio, Johan Crujiff gênio, sem mais

    ResponderExcluir

Comentários sobre quaisquer temas que não envolvam o blog ou temas aqui debatidos (futebol) estão permanentemente proibidos. Discussões e rivalidades são incentivadas desde que não envolvam ofensas e palavras chulas, neste caso o comentário será excluído e a discussão encerrada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...